Tutoriais

Tutoriais

Confira abaixo os tutoriais de utilização do Ambiente de Aprendizagem e-Proinfo.

 

Para realizar a inscrição no curso siga os passos abaixo:

1 – Acesse o site do e-Proinfo: http://e-proinfo.mec.gov.br

2 – Selecione a opção Inscreva-se, referente ao curso Aluno Integrado 2014 – Paraíba ;
3 – Você será redirecionado para a tela onde são apresentados todos os cursos do e- Proinfo com inscrições abertas;
4 – Clique na opção Inscrever ,referente ao curso “Aluno Integrado 2014 – Paraíba “;
5 – Se você já possui cadastro no e-Proinfo, efetue login e pule para o passo 9, caso ainda não possua cadastro, clique no link Cadastre-se, que será apresentado no menu lateral direito;
6 – Selecione o tipo de cadastro que irá fazer, de brasileiro ou estrangeiro;
7 – Preencha o formulário de cadastro, atentando-se para os itens obrigatórios e clique no botão Confirmar.

 

Observação:

Você precisa informar um e-mail seu, que seja válido, e durante o andamento do curso verificar as informações que serão enviadas para esse e-mail.
8 – Após concluído o cadastro, informe seu usuário e senha e clique no botão Entrar;
9 – Será apresentada a página de confirmação de inscrição no curso;
10 – Confirme os dados apresentados e clique no botão Inscrever;
11 – Sua inscrição estará disponível na aba Inscrições Pendentes até que seus dados sejam analisados pela equipe do Curso Aluno Integrado.

 

Acessando minha turma

Para acessar sua turma siga os passos abaixo:
1 – Após autenticar no e-Proinfo, selecione a opção Minhas turmas, localizada no menu superior Meu espaço ou no menu lateral esquerdo ou atalho disponível no seu espaço.
2 – Clique no nome de sua turma. Observe que o nome de sua turma corresponde ao nome de seu tutor.
3 – Será apresentado o espaço de sua turma. Observe que o espaço da turma é apresentado na cor verde e composto por:
um menu lateral esquerdo que dá acesso a todas as funcionalidades disponíveis para a sua turma;
atalhos para acesso rápido às principais ferramentas disponíveis para sua turma, como por exemplo Módulo, Fórum e Atividades.

 

Acessando o módulo (conteúdo) da turma

Para acessar o módulo (conteúdo de estudo) de sua turma, siga os passos abaixo:
1 – Após acessar sua turma, clique na opção Módulo, localizada no submenu Conteúdos do menu lateral de sua turma ou clique no atalho correspondente ao módulo no espaço de sua turma.
2 – Serão apresentadas as informações do módulo e link para visualizar o conteúdo.
3 – Clique no link Aluno integrado – Visualizar.
4 – O conteúdo do módulo será apresentado em outra janela de seu navegador.

 

Tutorial – Enviando mensagens para os fóruns

Para acessar e enviar mensagens para os fóruns de sua turma, siga os passos abaixo:
1 – Após acessar sua turma, clique na opção Fórum, localizada no submenu Comunicação do menu lateral de sua turma ou clique no atalho correspondente ao fórum no espaço de sua turma.
2 – Serão apresentados todos os fóruns disponíveis para sua turma.
3 – Clique no nome de um fórum.
4 – Serão apresentados os tópicos (assuntos) disponíveis para o fórum selecionado.
5 – Clique no nome de um tópico.
6 – Serão apresentadas todas as mensagens que foram enviadas para o tópico selecionado.
7 – Selecione a opção Responder tópico para enviar uma mensagem em resposta à primeira contribuição ou selecione a opção Comentar para comentar a mensagem enviada por algum colega ou pelo seu tutor.
8 – Será apresentado um formulário para preenchimento da mensagem.
9 – Preencha o formulário e selecione uma das opções apresentadas: Enviar com tempo de alteração ou Enviar imediatamente.
10 – Sua mensagem será apresentada no fórum.

 

Observações:
  • O sistema não permite que sejam enviadas mensagens para fóruns previstos e finalizados.
  • Ao enviar uma mensagem com tempo de alteração, ela só será apresentada no fórum para os outros usuários e enviada por e-mail, após finalizar o tempo de alteração determinado (esse tempo será apresentado no formulário de envio de mensagem). Enquanto a mensagem estiver dentro do prazo de alteração, será possível excluí-la ou alterá-la, após este tempo só será possível inativar a mensagem. A opção de inativar só será apresentada para seu tutor.
Acessando as atividades a serem realizadas

Para acessar as atividades que você deve realizar em sua turma, siga os passos abaixo:
1 – Após acessar sua turma, selecione a opção Atividades, localizada no submenu Conteúdo do menu lateral de sua turma ou clique no atalho correspondente à ferramenta atividades no espaço de sua turma.
2 – Serão apresentadas todas as atividades que estão disponíveis, previstas e finalizadas em sua turma. As atividades disponíveis, são as que você deve realizar neste momento.
Observação: para cada módulo serão disponibilizadas 3 atividades sendo:

 

  • Atividade de participação em fórum.
  • Atividade para envio de uma produção de texto.
  • Atividade para responder uma avaliação objetiva.

 

Enviando atividades de produção de texto

Para enviar a atividade de produção de texto, siga os passos abaixo:
1 – Após acessar a ferramenta Atividades de sua turma, selecione a opção Responder referente a uma atividade de produção de texto que está com situação Disponível em sua turma.
2 – Será apresentado um formulário para selecionar o arquivo da produção de texto que você fez seguindo as instruções da atividade.
3 – Clique no botão Selecionar arquivo, selecione o arquivo que está gravado em seu computador e selecione a opção Enviar.
4 – Sua produção de texto será enviada para a atividade e ficará disponível para visualização pelo seu tutor.
5 – Para visualizar sua produção de texto, selecione a opção Obter resposta que será apresentada a opção de gravar o arquivo em seu computador.
Observação: Você poderá substituir o arquivo da sua produção de texto quantas vezes quiser, enquanto a atividade estiver disponível.

 

Realizando a inscrição no curso Aluno integrado

Para responder a atividade de avaliação objetiva, siga os passos abaixo:
1 – Após acessar a ferramenta Atividades de sua turma, selecione a opção Responder referente a uma atividade de avaliação objetiva que está com situação Disponível em sua turma e que você ainda não finalizou a resposta.
2 – Serão apresentadas as informações da atividade, instruções para responder a avaliação objetiva e opção de Iniciar resposta.
3 – Se você estiver seguro do conteúdo do módulo, selecione a opção Iniciar resposta.
4 – Será apresentada uma questão da atividade, selecione a resposta correta e solicite Responder.
5 – Após responder todas as questões, será apresentada a nota que você obteve, o tempo e a quantidade de tentativas disponíveis para responder a atividade. Você poderá responder a atividade novamente, caso tenha tempo e tentativas disponíveis.

 

Observações:
  • A nota que será considerada é a de maior valor das tentativas realizadas.
  • Uma vez que você inicie a atividade, começará a contagem regressiva do tempo disponível para resposta. A atividade é iniciada uma única vez.
  • O tempo continuará a ser contado mesmo que você solicite responder novamente, feche o navegador, saia do e-Proinfo, acesse outra opção do sistema ou aconteça qualquer outro tipo de interrupção.
Entrando em contato com meu tutor

Existem diversas formas de entrar em contato com seu tutor a partir do e-Proinfo:
Mensagem instantânea:
1 – Após acessar sua turma, selecione a opção Colaboradores, localizada no menu lateral esquerdo da sua turma.
2 – Serão apresentados os colaboradores de sua turma.
3 – Passe o mouse sobre o nome do seu tutor e selecione a opção Conversar.
Observação: A opção de conversar só será apresentada se seu tutor estiver conectado no e-Proinfo, ou seja, se o ícone de conversa estiver verde, amarelo ou vermelho.
4 – Envie mensagens instantâneas para iniciar a conversa com seu tutor.
Observação: Você também pode conversar com seus colegas de turma acessando a opção Alunos no menu lateral direito da turma.
Envio de mensagem de texto
1 – Após acessar sua turma, selecione a opção Colaboradores, localizada no menu lateral esquerdo da sua turma.
2 – Serão apresentados os colaboradores de sua turma.
3 – Passe o mouse sobre o nome do seu tutor e selecione a opção Enviar mensagem de texto.
4 – Será apresentado o formulário para o envio de e-mail para o seu tutor e o nome do tutor será apresentado como destinatário da mensagem.
5 – Preencha o formulário e solicite Enviar.
6 – A mensagem será disponibilizada na caixa de entrada de cada destinatário, e na sua caixa de saída e também será enviada para o e-mail pessoal de cada um dos destinatários.
Observação: Você também pode enviar mensagens de texto selecionando a opção Mensagem de texto, localizada no menu superior Meu espaço. Neste caso será necessário Informar os destinatários, utilizando as buscas disponíveis: Usuário, Turma, Curso ou Comunidade.

 

Recados

1 – Após acessar sua turma, selecione a opção Colaboradores, localizada no menu lateral esquerdo da sua turma.
2 – Serão apresentados os colaboradores de sua turma.
3 – Clique na imagem ou nome do seu tutor.
4 – Será apresentado o espaço do seu tutor.
5 – Clique na opção Recados disponível no menu lateral esquerdo do espaço do seu tutor.
5 – Preencha o campo de recado e solicite Enviar.
6 – Seu recado será enviado para seu tutor.